3 de julho de 2010

Reencarnação.

      Certa vez me perguntaram se eu acreditava em vida após a morte, e eu respondi que sim.
      O que faríamos após a morte? Bem, eu poderia explicar o que acontece, baseada na doutrina espírita por Allan Kardec. Mas também poderia dar sugestões baseada na educação que tivemos desde crianças: em casa, na escola, na igreja...
      Mas abri, um desses dias, um pequenino livro que tenho já há alguns anos, Nós e o Mundo Espiritual, li uma ótima resposta para tal pergunta acima.
      Deixo avisado, desde já, que não venho pregar minha religião, nem ao menos tentar convencer alguém de que ela é a melhor. Pois ela é a melhor para MIM. Temos o livre arbítrio de escolhermos a nossa religião. Aquela que melhor se adequa a nossa forma de pensar e de agir perante o mundo.
      Dando continuidade aos assuntos de interesse espírita, deixarei abaixo a explicação que li neste livro falando sobre Reencarnação. Espero que gostem.

      OBS.: deixarei, logo após o texto, o link do youtube onde tem um breve vídeo com um caso sobre reencarnação. Vale a pena assistir também.

-------------------------------------------------------------------------------------------------- 

Reencarnação

      "Nascer, viver, morrer, tornar a nescer e progredir sempre, tal é a lei" (Kardec).

      Há quase dois mil anos quando Jesus vivia na Judéia pregando o Evangelho e curando enfermos, certo dia um "Doutor da Lei" chamado Nicodêmus procurou-o para perguntar:
      
      - Mestre, o que preciso fazer para merecer o Reino do Céu?
      - É preciso que nasças de novo - respondeu Jesus.
      - Mas como? - perguntou Nicodêmus bastante espantado. E continuou: é possível a um homem já velho retornar ao ventre de sua mãe, para nascer outra vez?
     Jesus tornou a lhe dizer:
      - Em verdade te digo que se não nasceres de novo, não verás o reino de Deus.
      Falando em nascer de novo o Mestre, sem dúvida, referia-se à reencarnação, ou seja, que todos nós nascemos, vivemos e morremos; passamos maior ou menor tempo no mundo espiritual e voltamos a nascer em um novo corpo.
      Ele disse também: "Sede perfeitos como perfeito é o vosso Pai celestial". Essa perfeição entretanto, só é possível de ser alcançada através de incontável número de encarnações. A natureza não dá saltos e a obra da evolução é lenta, embora possamos acelerar nosso crescimento através da reforma interior, que deve começar pela mudança de mentalidade e educação da mente.
      Tudo no universo evolui, embora lentamente. Tudo caminha em direção ao Pai.
      Quando reencarnamos as lembranças das vidas passadas ficam arquivadas em nosso inconscinete. Isto acontece por bondade divina, a fim de nos poupar de lembranças amargas e permitir uma oportunidade inteiramente nova para consertarmos o que tivermos destruído no passado.
       Se nós lembrássemos de nossas vidas passadas, como poderíamos receber por filho alguém a quem prejudicamos ou que nos fez sofrer? Com o esquecimento, porém, os ódios se acabam nos braços de pai e mãe.
      Também a morte não transforma a criatura. Quem é mau aqui no nosso espaço físico, continua a ser mau depois da morte; quem é avarento, orgulhoso ou imoral continua do mesmo jeito no mundo espiritual. Ninguém vira santo porque morreu.
      Os espíritos muitas (mas não é em todas elas) vezes reencarnam nos ambientes e/ou famílias onde viveram. É a oportunidade que Deus lhe dá para refazerem seus caminhos, corrigirem faltas e consertarem o mal que praticaram no passado.
      Podem também voltar à Terra em ambientes estranhos. Quem foi mal filho poderá renascer como riança abandonada, para aprender a dar valor à família; quem foi orgulhoso poderá vir em condições de pobreza ou miséria, para aprender a ser mais humilde; quem foi pregioçoso talvez volte à Terra sem saúde, desejando trabalhar, mas sem condições físicas para tanto; quem usou mal a língua, "levantando falso", estimulando a imoralidade, a violência, a maldade ou a descrença em Deus e na vida, poderá renascer com problemas de fala ou mesmo completamente mudo, por causa do tipo de energia que gerou e acumulou nos órgãos da fala. O mesmo, quanto aos devios do sexo (prostituição, as mais deversas perversões sexuais); igualmente nas condições do corpo espiritual refletindo-se nas futuras encarnações. Também o suicídio afeta profundamente esse corpo sutil que poderá gerar as mais diversas anomalias no futuro organismo, ao reencarnar.
      Isto, aliás, todos nós aqui na Terra sofremos por onde erramos. Não como castigo de Deus, mas como recurso necessário ao nosso reajuste e avolução espiritual.
      A reencarnação reflete a sabedoria e justiça dos mecanismos da evolução. Os sofrimentos, as dificuldades e as lutas da vida são os graneds professores que nos ensinam a viver e a conviver, são assim como a lixa que vai retirando de nossas almas as arestas, lapidando o diamante bruto para transformá-lo no mais belo brilhante.
      As reencarnações de espíritos de pouca evolução ocorrem de forma quase automática, dentro dos mecanismos que as regem. Já as de espíritos mais evoluídos, ou aqueles que trazem missões ou tarefas importantes para o contexto geral, são planejados com o devido cuidado, desde a elaboração de mapas com todos os detalhes biológicos para a formação do novo corpo, até aos cuidados com o seu novo "habitat", tais como, o país, a família e o ambiente onde deverá renascer, as condições de vida que terá, assim como o necessário para o melhor cumprimento da tarefa.  
  
Youtube: resumo dobre a Reencarnação 

Reencarnação detalhada pelo Mestre Espírita Divaldo Franco:

Youtube: Reencarnação por Divaldo Franco - parte 01
Youtube: Reencarnação por Divaldo Franco - parte 02 
Youtube: Reencarnação por Divaldo Franco - parte 03 
Youtube: Reencarnação por Divaldo Franco - parte 04 

Nenhum comentário: