22 de março de 2011

Ciúmes X Amor.

“O amor de verdade não é uma fuga da solidão, o amor de verdade é uma solitude abundante. A pessoa está tão feliz em ficar sozinha que tem vontade de compartilhar. A felicidade sempre quer compartilhar. Ela é excessiva, não pode se conter, como a flor não pode conter a sua fragrância - ela tem que se espalhar pelo ar.
O amor é um subproduto da liberdade. É a alegria transbordante da liberdade. Primeiro é preciso que haja a liberdade para que depois haja o amor.
Os problemas do ciúme e da possessividade, não são de fato problemas, mas sintomas – sintomas de que você ainda não sabe o que é o amor. Achamos que sabemos o que é o amor e por isso surge o problema do ciúme. Não é isso. O problema surge por que não existe amor. Ele mostra que o amor ainda não brotou, mostra simplesmente a falta de amor.
Então, se existe ciúme, esteja certo de que não existe amor. Você está fazendo um jogo, está escondendo o sexo por trás do amor.
Nesse caso, o amor é meramente uma palavra vã e a realidade é o sexo.
O ciúme é uma das áreas predominantes da ignorância psicológica – sobre si mesmo, sobre os outros e principalmente, sobre os relacionamentos.
As pessoas acham que amor é uma espécie de monopólio, de possessividade, sem entender um fato simples da vida: no momento em que você possui um ser vivo, você o mata.
Você quer possuir uma pessoa só por que tem medo que, amanhã, ela talvez possa ir embora com outra pessoa. O medo do amanhã destrói o seu dia de hoje.
E se ela for, tudo bem. Não há nada a fazer. O que você pode fazer?” (Osho)



Ciúmes é uma das reações no sentimento que até o primeiro momento parece até uma coisa bem bonitinha,Há quem diga que um pouquinho de ciúme não faz mal a ninguém.
Alguns até afirmam que ele apimenta um relacionamento. O problema é quando o “pouquinho” perde a medida e vira uma rotina no namoro, casamento, família e até mesmo nas amizades, fazendo com que as pessoas envolvidas sofram por causa disso.
Com a sua continuidade e doses de agressividade e dramatização que vem contidos em todas as reações dramáticas do ciumento(a) torna-se um pesadelo tanto para quem faz as cenas de ciúmes quanto para o alvo do ciumento(a).

Por tanto reuni aqui algumas dicas para controlar os ciúmes:
- Admitir que não está conseguindo ter controle sobre suas emoções.
- Buscar ajuda de uma opinião imparcial no relacionamento, geralmente uma ajuda profissional
- Manter o diálogo sempre presente na relação.
- Ter a capacidade de se colocar no lugar do outro.
- Respeitar os sentimentos e as diferenças do outro.
- Ter auto-estima e não depender de uma outra pessoa para ter sua própria felicidade.
- Ter a confiança como base de um relacionamento.
Lembre-se tudo que é exagero e repetitivo torna-se insuportável de se conviver por tanto ciúmes em excesso é altamente prejudicial ao relacionamento seja ele nas amizades,casamento,namoro etc…

Nenhum comentário: