20 de maio de 2010

Heian: que nome é esse?

     Muitas pessoas me perguntam qual a origem do nome do meu filho: Heian. 
     Pois apesar de muita gente chamá-lo de Ryan, Rian, Yan, Ian..., em alguns raros casos chamam-o de Eian (Sem o  H). O nome dele se fala assim: REIAN, exatamente como está lendo. O H tem som de R.
     Mas mesmo assim, me perguntam de onde vem esse nome. E eu começo explicando que esse nome era apelido do pai quando era jogador de RPG. Era o nome de "guerra". Jogo de origem japonesa. Mas até então eu não sabia o que significava, estava em dúvidas sobre seu significado, principalmente por ser usado em RPG, não devia ser boa coisa. Fiquei com receio mas resolvi pesquisar na internet. Descobri que Heian não é nome composto, e sim nome de cidade. Não vou explicar com minha palavras seu significado, não. Porque eu enrolo tanto pra falar que quando vejo não falei o mais interessante e acabo deixando as pessoas mais enroladas ainda, rs.

     Vou deixar a explicação que o site do Wikipédia - Período Heian. diz:

O período Heian (japonês Heian-jidai, "período da paz") é a última divisão da história clássica do Japão, situando-se entre os anos 794 e 1185. Foi o período da história japonesa em que oconfucionismo e outras influências da cultura chinesa estavam em sua plenitude. O período Heian é considerado o auge da corte imperial japonesa, e foi um período voltado para o desenvolvimento das artes, especialmente poesia e literatura.

História

O período Heian teve início em 794, após a mudança da capital do Japão para Heian kyō (atualmente Kyoto), pelo quinquagésimo imperador japonês, Kammu. O período é notório pela ascensão da classe samurai e pelo desenvolvimento de uma cultura muito admirada nos períodos seguintes.

Nenhum comentário: