28 de julho de 2010

di Lalanza?

      Esses dias andei observando algumas coisas que veem chamado minha atenção, além de alegrar-me.
      No bairro onde trabalho, assim como em todo o RJ, existem muitas lojas "Made In China". De diversos setores. Vai desde lembrancinhas a artigos emergenciais, até lanchonetes e restaurantes.
      Bem, especificando o comércio o qual me propus criar este post, tal qual é referente a uma lanchonete que modernizou-se. Achei isso ótimo. O que antes vendia-se apenas pastéis e salgado chineses (sanduíches e etc), agora espandiram os negócios e estão vendendo Yakisoba também.
      Toda aquela grana que vinham juntando durante meses, ou anos, investiram numa reforma física interna, significativa. Quebraram quase tudo. Investiram na decoração, na estilização do ambiente. Ficou lindo. Uma gracinha. O que antes parecia uma mera lanchonete de esquina (bem pé de chinelo), agora está com outra aparência. Verdadeiramente agradável: lustres e painés diretamente da china. Imagens de pontos turísticos da cidade, mesas típicas, local visível para o peparo do yakisoba, parede que dá para a rua, de vidro. Funcionários devidamente uniformizados, ambiente mais limpo. Ficou ótimo!
      E de tudo isso que fizeram, trazendo mais conforto e satisfação visual aos clientes, outra coisa que muito me anima quando vou lá é quando peço suco de laranja. Rs. Pois, geralmente é a dona do estabelecimento que fica na boca do caixa. Então eu faço o meu pedido e ela grita lá do caixa pro funcionário lá de dentro saber o que tem que fazer para mim: "Ô Zé, um suco di LALANZA pa menina! Rs... Me divirto! Adoro ouvir o sotaque deles, o esforço que fazem pra tentar falar igual à nós brasileiros é gratificante.
      Parabéns para esta família que deu um avanço nos negócios, e que se superam pra conseguir falar nossa lingua da melhor maneira que dá. Pois a diferença para a nossa, com relação à deles, é muuuuuuita coisa! Sem contar com a escrita que eles aprenderam desde crianças com desenhos representativos, e aqui são letras e números distintos. E hoje eles já sabem escrever e ler nosso português. Parabéns mesmo!


Nenhum comentário: