3 de agosto de 2010

Dia do Capoeirista.

Como apaixonada por esta arte/luta/jogo/dança, não poderia deixar de publicar sobre isso.
Deixarei à baixo um artigo copiado (fidedignamente) do site http://www.jornalpequeno.com.br/2006/8/4/Pagina39611.htm. E duas fotos copiadas do orkut de um amigo da ápoca de 2ª grau: Moacyr Pinto.

 (Na foto à direita: meu amigo Moacyr Pinto)

 (Na foto à direita: meu amigo Moacyr Pinto)

Esse é o grande grito que devemos dar neste dia em que comemoramos o dia do capoeirista. Iê, para todos os capoeiras que acreditam ser através dessa luta-jogo-dança, uma das maiores armas já criadas pelo homem para libertação de seu ser, de sua criatividade e opressão de toda a neurose desenvolvida em nós através de sistemas autoritários de educação. Iê para a violência dos capoeiras que não sabem lidar com sua agressividade de forma equilibrada, tanto nas rodas de capoeira quanto na roda da vida.”Ser agressivo faz parte do ato de viver. É importante não confundir agressividade com violência. A agressividade reprimida é o que gera a violência. A vida é um constante ato de escolha, de opção, e usar a agressividade de forma natural e biológica significa buscar o que queremos”, significa termos atitude; sermos criativos; tomarmos iniciativa para realizarmos nossos desejos...”Cada vez que abrimos mão da realização dos nossos desejos, estamos reprimindo nossos impulsos, que mais tarde irão se transformar em atitudes de compulsão violenta.” (Roberto Freire- Somaterapeuta e escritor). O próprio Pastinha (considerado o pai da Capoeira Angola) dizia: “Capoeira é amorosa, não é perversa. É um hábito cortês que criamos dentro de nós.”
Parabéns a todas as escolas de capoeira que mantêm a sua essência ética e alegre. Felicidades aos capoeiras que têm a mesma como um estilo de vida, que sabem fazer dessa arte tão encantadora a razão do equilíbrio de suas emoções e de suas relações nesse mundo tão competitivo e violento.
A capoeira tem sido utilizada não somente como atividade física e diversão, mas também, como terapia para pessoas portadoras de deficiências neurológicas,  neuroses, dificuldades de aprendizagem, etc. Ela nos deixa mais felizes, belos, criativos, descolados, inteligentes, estrategistas, bem humorados, leves para amar; trabalhar,  brincar e viver.
Aqui no Maranhão não poderíamos deixar de homenagear alguns dos grandes nomes dessa arte como Mestre Sapo, que trouxe a capoeira da Bahia, tendo como seu maior representante Mestre Patto (Patinho), e outros como Marco Aurélio, Assuero, Eusamor, Gavião, Nelsinho, Samme, Serginho, Elma, Klebinho, Indío...são tantos que fica difícil aqui citá-los.
Márcia Tôrres
(Capoeira, Musicista, Coreira, Pesquisadora, Psicoterapeuta e Professora, Universitária-Mestre em Ciências da Educação)

Nenhum comentário: