12 de maio de 2010

Amigos jogados ao lixo...

     Tem dias que me sinto tão triste...  triste por ver cães abandonados na rua. Fico tentando imaginar o porquê de uma pessoa fazer isso com seu cãozinho. Estes seres tão carentes de nós, e tão dependentes de nós, ficam ali na rua, jogados, sem saber o que fazer, pra onde ir, onde arrumar comida, onde arrumar água, onde dormir, onde ficar em dias de chuva, de enchentes, onde se recolher na friagem da noite. Perdidos numa cidade em constante movimento, onde ainda existem pessoas desumanas que chutam, jogam pedras, maltratam-os como se fossem meros lixos de rua. E o que estes cãezinhos fazem? Não fazem nada além de fugirem, ao invés de mostrarem seus dentes e atacar. Mas não. Eles são compreensivos com nós. "Nós" é que não somos compreensíveis com eles.
     Canso de ver por aí pessoas que quando veem o cão rasgando saco de lixo, por desespero da fome, começam a xingar "saí daí cão filho da puta!" e jogam pedras neles... Que isso??
     Vamos trocar os papéis? Então, aquela mesma pessoa que jogou a pedra, um dia tudo desmorona na sua vida e fica sem um tostão para se sustentar, para ter moradia e para comer. Aí esta  pessoa está ali na rua, desesperada de fome, não aguentando mais, chuta o balde e resolve começar a rasgar os sacos de lixo que vê pra tentar achar restos de comida.
     Agora tente se imaginar no lugar dessa pessoa: Vem alguém com uma vara para te enchotar e te chama de "filho da puta desgraçado", e de quebra, além de continuar com fome porque não deu tempo de encontrar comida porque teve que sair correndo, ainda sai com os dedos sangrando pois cortou-se um daqueles enlatados.
     Filho da puta desgraçado é aquele que enxotou! Que tem comida de sobra em casa e não doa pra ninguém, nem pra um animalzinho de rua. Pessoas que tem o mundo girando em torno do próprio umbigo e não enxerga o desespero dos que não conseguem um alimento se quer pra ganhar forças e correr atrás de algo melhor. Ruim seria se ele, ao invés de rasgar lixo pra achar comida, estivesse arrombando seu carro ou sua casa pra pegar sua carteira, seu celular, seu laptop... 



     Canso de ver alguns destes cães bebendo água de esgoto por não ter água potável acessível para eles. (água custa no máximo R$ 1,50. Copinho de plástico é de graça em qualquer botequim, lanchonete...)
     Canso de ver alguns destes cães rasgando sacos de lixo pra encontrar algum RESTO de comida. E alguns saem com a língua sangrando, por que alguns destes restos encontram-se dentro de enlatados. E tais, tem lâminas. E eles não sabem o que é uma lâmina. É lingua, é nariz e parte do fucinho sangrando... Depois vem a infecção, e a dor que, com certeza, é enorme. Mosca que pousa e daí por diante só a piedade Humana que pode ajudá-los. Ou a morte.
     A morte por infecção.
     A morte por doenças várias.
     A morte por fome.
     A morte por sede.
     A morte por maus tratos da sociedade.
     A morte por carência afetiva. (dê um pouco de água e um pãozinho pra um cachorrinho deste e terá um eterno amigo te protegendo, um fiel amigo que pode não ir morar com você, nem te seguir até em casa depois. Mas quando passar pelo local onde ele estava da última vez que o viu, ele com certeza te reconhecerá e ficará perto de você te protegendo. E se alguém levantar a voz ou a mão para ti, com certeza ele será o primeiro a mostrar os dentes em sua defesa)
     A morte por atropelamentos...

     É triste. É muito triste.
     Muitos cães são mais amigos, mais fiéis e companheiros que muitos amigos e parentes que convivemos no nosso dia-dia. São seres que nunca trairão sua confiança, ao contrário de muitos seres "pensantes" que existem por aí.
     Tenho que confessar que venho sentindo muito a falta dos maus cães. Em especial meu 'loiro' que foi pego na rua com 3 meses de vida. Um viralata mistura de várias raças, inclusive pitbull com labrador. É a coisa mais linda, mais amiga, mais bobão, brincalhão, alegre pra dedéu, carinhoso, meloso (rs), e guardião. Sou apaixonada por ele. Pena que está morando longe de mim... Mas está em ótimos cuidados, ótimo ambiente com espaço pra correr, pegar sol, brincar, enfim, está ótimo. Mas ainda sinto falta dele. Sinto falta de ter um cãozinho perto de mim... mas o tempo é curto, a casa com espaço inapropriado para ter um, e a grana também é curta. Mas tenho fé de que conseguirei voltar a ter um cachorrinho pertniho de mim pra cuidar dele, e ele cuidar de mim, rs. Já tenho visitado o site da Suípa e namorado alguns carentes de lá.
     O site é: http://www.suipa.org.br/br/index800.asp

Nenhum comentário: